PÉS DESCALÇOS / Costume Estranho ou Bizarrice?

Sabe o que me encanta aqui? É que de fato, não existe aquela preocupação exagerada com “o que os outros vão pensar”. O que uns chamam de bizarrice, outros chamam de costume.

E, acreditem, a Nova Zelândia é o paraíso dos costumes (ou bizarrices) mais estranhos.

Quando eu estava planejando a viagem pra cá, um amigo meu me enviou um link falando das coisas estranhas que tinha por aqui. Pra quem está de longe, é cômico.

Mas, você nunca acha que isso é o dia a dia. Ou que realmente acontece com a frequência com que as pessoas te falam. Mas, não é que acontece?! Só para você ter uma idéia vou postando sobre alguns.

 AS PESSOAS ANDAM DESCALÇAS PRA TODO CANTO

Estou eu entrando no supermercado e ao meu lado entra toda uma família, até bem vestida... Porém, DESCALÇOS. Todos, desde o mais velho integrante até o mais novo. E o pior, fazendo 15º lá fora.

Fila do supermercado com os pés descalços? Normal. Pagando sua conta de eletricidade no banco e ninguém usando sapatos? Completamente normal. Pois é, e quando o verão chega, aí é que os sapatos deixam de ser um item básico para sair de casa. A turma entra descalça em qualquer lugar, desde supermercados até restaurantes.

Também não é incomum ver gente trabalhando com os pés descalços nos escritórios. Por exemplo, um advogado pode trabalhar com os pés descalços e apenas colocar os sapatos quando chega cliente e, mesmo que não o façam, não serão olhados com surpresa pelo cliente.

E quando a saída é curta, é mais normal ainda ver pessoas circulando tranquilamente, além de descalças, de pijamas.

Suponho que algumas das razões pelas quais muitos andam descalços podem ser:
  • Cultural: O povo aqui (e na Austrália também) é muito mais casual do que em outros países no que diz respeito a vestuário e aparência.
  • Na cultura maori, estar descalço significa que você está se conectando com a natureza. Usar sapatos dentro de um wharenui (casa de reunião maori) é um ato de profanação.
  • Por incrível que pareça, as ruas geralmente são mantidas limpas e não tem grandes problemas com parasitas, criaturas venenosas, dejetos de cachorro, agulhas e assim por diante.
  • Claro que tem o detalhe principal, eles são Hobbits :PCheguei a conclusão que é costume, pq os pés desse povo tem que ser protegidos naturalmente do frio, não é possível!! 
E o melhor destas peculiaridades e diferenças (que vou mostrando no decorrer das postagens) é a harmonia que exite entre elas. No final das contas, realmente é cultural e cultura não se critica, se aceita. E no meu caso, admiro e divulgo.

Em breve, mais costumes estranhos.
Ka kite anō!

Comentários

  1. Por algumas coisas que venho admirando seu novo lar acho que seria um paraíso pra mim...andar descalça é tudo de bom, não ter cobras, um paraíso pra fotografar. Que a mega sena chegue logo kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário