Música Māori

Já começando as dicas da novidade que vem por aí... :D #DICA1 #EHPARAOUVIR

O povo Māori - na sua grande maioria - é bastante amigável e receptivo. O que faz dos seus costumes algo para sempre despertar curiosidade e interesse.

O que eu não podia deixar de fazer é falar da música desse país. Mas para isso vou dividir, para não ficar longo demais, em duas postagens. A primeira será sobre a Música Māori Tradicional.

A música pré-colonial Māori tinha uma linha melódica diferente do que os europeus estavam acostumados e por isso, o som desses cantos era visto pelos primeiros colonos como "monótonos". Graças ao Capitão Cook (lembra dele? O pai da Oceania e tal...) transcreveu a música como "harmoniosa o bastante, mas muito dolorosa para uma orelha européia".

Existem cinco estilos musicais dentre os mais conhecidos que chamam a atenção. São eles:

Waiata que são canções cantadas solo, em uníssono. Os tipos de canção incluem canções de ninar (oriori), canções de amor (waitata aroha) e lamentos (waiata tangi). Tradicionalmente, todos os discursos formais são seguidos por um waiata cantado pelo orador e seu grupo de apoiantes. Escutem um exemplo desse estilo, clicando no nome e a letra está logo abaixo com a tradução.

Te aroha (Amor)
Te whakapono (Fé)
Te rangimarie (Paz)
Tātou, tātou e (Para todos nós)

Foi o estilo Mōteatea que o Cap. Cook ouviu e espalhou para toda a Europa que os Māoris cantavam uma música em "semitonais". Já outros visitantes da época, relataram que os nativos não tinham música vocal.

Na verdade, os cantos antigos, ou mōteatea, repetem uma única linha melódica, geralmente centrada em uma única nota. Como no passado era um mau presságio a música ser interrompida, então os músicos cantavam de maneira que cada respiração não interrompesse o fluxo do canto.

O Karanga é um chamado. Uma resposta formal e cerimonial no início de um pōwhiri (que é a cerimônia de boas-vindas) entre a comunidade tribal de um marae (é um lugar sagrado que serve para fins religiosos e sociais nas sociedades polinésias) - ou um local equivalente - e um grupo de visitantes.

Esse tipo de canção (ou boas vindas) é feito apenas por mulheres. A anfitriã recebe o nome de kai karanga, enquanto a mulher que responde em nome dos visitantes é chamada kai whakaatu.

Tradicionalmente, o karanga era um momento em que se podia determinar se o grupo visitante vinha em paz ou para fins de guerra. Uma kai whakaatu habilidosa é capaz de usar linguagem eloquente e metáforas para passar informações importantes sobre o grupo e o propósito da visita.

Te Pūoro Māori - é um estilo musical e o nome do grupo dos instrumentos musicais tradicionais dos habitantes da Nova Zelândia. É realizada por esses nativos e inclui uma grande variedade de estilos folclóricos. Muitas vezes, estes estilos são integrados à poesia e dança.

Comentários

  1. Árvore belíssima principalmente pela cor forte do vermelho de suas flores. Parabéns para Deus pela sua linda criação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário