A Ilha do Norte

Auckland - Ilha Norte

Procuro sempre colocar aqui as coisas de maneira que seja fácil o entendimento e a visualização. Por isso, vamos conhecer um pouco das duas principais ilhas que compõe o país dos Kiwis? Primeiro, vou falar da Ilha Norte, que assim posso descrever com mais detalhes.

A Ilha do Norte ou Te Ika-a-Māui é um pouco maior que a Ilha do Sul, sua área é de mais de 114.000km², o que faz dela a 14ª maior ilha do mundo.

Sua população, segundo o senso de 2016 está em mais de 3.596.200 de habitantes. Possui 12 principais áreas urbanas (conhecida como região). Cerca de 77% da população da Nova Zelândia vive na Ilha do Norte.

Durante muitos anos a ilha era conhecida como a Ilha do Norte, porém em 2009, depois de uma larga pesquisa, o Conselho Geográfico descobriu que junto com a outra ilha, elas não tinham um nome oficial. Assim, através de um plebiscito (Tudo aqui é feito assim. Teve importância, se pergunta ao povo o que ele quer) ficou decidido que - oficialmente - a seria chamado de Ilha do Norte ou Te Ika-a-Māui.

Até o início do século 20, um nome maori alternativo para a Ilha do Norte era Aotearoa. No uso atual, Aotearoa é um nome coletivo para a Nova Zelândia como um todo.

A Ilha do Norte se divide em 9 regiões: Northland, Auckland, Waikato, Bay of Plenty, Gisborne, Taranaki, Manawatu-Wanganui, Hawkes Bay e Wellington (capital do país).

Ecologicamente falando, a Ilha do Norte é dividida em duas regiões: na parte norte a floresta de kauri (um tipo de árvore) temperada e a parte sul, as florestas temperadas da Ilha do Norte.

A ilha possui uma extensa flora e população de pássaros, com numerosos parques nacionais e outras áreas protegidas.

A história da Nova Zelândia sempre está ligada a mitologias e lendas. O que a torna mais interessante e cheia de mistérios. Segundo contam, as Ilhas do Norte e do Sul vieram a aparecer por causa das ações do semi-deus Māui.

CURIOSIDADE / A LENDA: 

Após a criação do mundo, o semi-deus Māui e seus cinco irmãos estavam pescando em sua canoa quando ele atirou na água um anzol mágico (o maxilar de sua avó feiticeira) e usando como isca o sangue de seu nariz, fisgou um imenso peixe. 

Quando Māui puxou-o para fora da água, ele se transformou na Ilha Norte (por isso o nome Te Ika a Māui, que significa em Māori: o peixe de Māui) e a Ilha Sul - devido ao formato, foi sua canoa (por isso ficou conhecida como Te Waka o Māui - a canoa de Māui).
  • Lembra do filme MOANA? Pois é... Aquele carinha lá, é "esse" Māui e o anzol que ele segura é o "Anzol Mágico" sobre o qual a lenda se refere.
  • Existe uma tribo, chamada Ngati Porou, que habita as montanhas na costa leste da ilha Mount Hikurangi, que se considera descendente de Māui.
Existem lugares incríveis para se conhecer e visitar em toda a extensão da Ilha do Norte. Na medida em que formos chegando até eles, vamos apresentando pra vocês.
Ka kite anō!

Comentários