Viver na Nova Zelândia

Viver aqui vale a pena porque o povo faz por onde. Tudo é mérito do povo.


É uma vida tranquila (pra quem tá acostumada com a vida no Brasil, tranquilidade nunca é demais). Isso não quer dizer que aqui é um paraíso na Terra. Não quer dizer que não se tenha um treco por estress ou não se tenha problemas normais do cotidiano.

A diferença é que aqui você tem as suas necessidades básicas atendidas. Poderá ter lazer, passear, explorar e se divertir com muita segurança. A vida pode passar rápida ou não... Mas, quem dita a velocidade aqui, é você.

Existe um trabalho em conjunto aqui. Tanto o governo quanto a população se empenha em conservar o local em que vivem. Seja o quarteirão que mora ou visitando outra cidade.

Todos os moradores com quem tive contato, tem muito respeito pela natureza e se orgulham de ser Kiwis. Claro que, como em todo canto, tem quem ache que aqui não é bom e por isso, alguns neo-zelandeses se mudam para a Austrália.

Cerca de 10% da população daqui, vive permanentemente na Austrália, seja por motivos de trabalho, de clima ou de família. Porém, a grande maioria desses "expats" (como são chamados os expatriados) voltam diversas vezes por ano para visitar.

sociedade é bem igualitária. Todos são vistos da mesma forma e respeitados do mesmo jeito, não interessa cor da pele, religião, status social, preferências sexuais ou ideologias políticas. Desde que não se discrimine e se respeitem as leis, qualquer visitante ou novo residente será bem-vindo ao país, e será muito bem tratado.

estrutura família é fundamental e está baseada em valores de estudo e trabalho para se obter crescimento intelectual e financeiro. O que uma pessoa faz ou quanto ganha, não importa na maneira como é tratada. Todos são iguais perante a lei e tem as mesmas obrigações.

Pela primeira vez que andei sozinha por aqui, resolvi fotografar um parque (as duas coisas que mais amo: foto e natureza). Fiquei surpresa quando por cada pessoa que eu passava ela me desejava bom dia. É isso mesmo. Os kiwis são extremamente solícitos e amigáveis. E já notei que isso não muda com o tempo, pois continuo recebendo bom dia e boa tarde de quem nem sei quem é na rua.

Quando se sai de cidades como Auckland ou Wellington, é que a coisa fica mais visível. É muito difícil cruzar com alguém e não ser cumprimentado, ou as pessoas pedirem "por favor" e responderem "obrigado" para você. Tudo isso independente da maneira como você se veste, da cor da sua pele, ou se não consegue falar inglês direito.

Em alguns casos, chega a ser desconcertante, pois se você perguntar onde fica um determinado local para uma pessoa na rua, ela irá parar, conversar com você, dará as informações se souber, e quem sabe até te leve lá.

Aqui não há pragas, não há medo de atentados terroristas, não há doenças perigosas (exceto HIV-AIDS).

O ar é puro, as ruas são limpas e o trânsito organizado.

A seguridade social prove o básico para qualquer cidadão e o básico é bom e suficiente.

Excelentes escolas e hospitais grátis para todos.

Existe até uma espécie de seguro coletivo de acidentes controlado pelo governo. Isso evita que um indivíduo processe outro por qualquer motivo banal.

A criminalidade é muito, mais muito baixa mesmo e a polícia não porta armas de fogo.

Aqui, se comparar com outros países que já visitei, conta com a melhor qualidade de vida.

Em breve, mais do mundo dos kiwis.
Ka kite anō!

Comentários

  1. Cada dia mais encantada...e curiosa de ver essas fotos. Acho que você ta querendo todas as pessoas que moram aqui no Brasil e que você gosta apaixonadas pela NZ. kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário