Meios de Transportes: Trem / Metrô
Logo de cara, se diz que a diferença entre trem e metrô é que o primeiro circula na superfície, e o segundo, em túneis subterrâneos. Um dia isso foi verdade, mas hoje já existem metrôs tanto subterrâneos ou de superfície. Assim, as diferenças se tornaram apenas tecnológicas.
O trem - geralmente - possui uma tecnologia mais antiga. A locomotiva, localizada na dianteira, puxa todos os outros vagões pelo trilho. Já o metrô transporta apenas passageiros e circulam com tecnologia mais avançada. Devido a isso, o custo da obra de instalação de uma linha de metrô é muito maior do que o de uma linha de trem.
Agora que você já sabe o que é um trem e um metrô, saiba que na Nova Zelândia tem os dois e funcionam perfeitamente. Aqui estamos bem servidos de transportes públicos. Claro que existem regras e horários rígidos. Metrôs e trens aqui, estão sempre dentro do horário.
No que diz respeito ao trem, na Ilha do Norte existe somente uma linha que vai de Auckland à Wellington chamado Overlander - que faz um passeio com belas paisagens e passa por cidades turísticas pelo caminho como Hamilton e Waitomo Caves (aonde tem os vermes luminosos - falarei em breve sobre eles).
Já na Ilha do Sul existem muitas opções e são melhores ainda. Como o trem de Picton até Christchurch (Tranz Coastal), com a viagem feita por trechos à beira mar, o visual é belíssimo. O trem que vai de Christchurch e atravessa os Alpes até a cidade de Greymounth perto das geleiras (Tranz Alpine). Isso faz dessa viagem uma das mais bonitas no mundo.
Os trens são super confortáveis e tem serviço de bordo. Reserva antecipada é fundamental.
Como nem tudo são flores, devido a pequena quantidade de população, o metrô - como todo meio de transporte público - é considerado antieconômico. Proporcionalmente, eles não tem a quantidade e eficiência desejada pela população e a maioria não cobre toda a extensão das cidades. As passagens são caras porque tem poucos usuários, e por isso - por incrível que pareça - tem horários rígidos e bastante espaçados. Tudo isso é devidamente divulgado e deixando o usuário a par desses horários e itinerários.
Existe uma tabela com todas as informações, mas se você não estiver nas cidades de Auckland, Wellington e Christchurch, não precisa se preocupar, pois anda-se o centro inteiro a pé sem maiores problemas, e se andar mais de 45 minutos, pode apostar, você já saiu da cidade e nem notou.
Mesmo com esses pontos negativos, eles são confortáveis e limpos, além de estarem sempre muito bem sinalizados.
Espero que tenham gostado e a próxima postagem será sobre O Ônibus.
Ka kite anō!
Mesmo com esses pontos negativos, eles são confortáveis e limpos, além de estarem sempre muito bem sinalizados.
Espero que tenham gostado e a próxima postagem será sobre O Ônibus.
Ka kite anō!
Comentários
Postar um comentário