Bem vindos a Waikato (Parte I - Cidade de Huntly)


Pé na estrada aqui é moleza. Buracos não vemos, super bem sinalizada e iluminada. Então, pra que ficar em casa nos fins de semana, não é? Pois fomos em direção a região de Waikato.

INFO.: Aqui, não existe o ESTADO propriamente dito, chama-se REGIÃO. Mas, no final das contas, dá no mesmo.

Waikato é uma região da Ilha Norte e inclui Hauraki, a Península de Coromandel, o norte de King Country, um enorme pedaço do destrito de Taupo e partes do distrito de Rotorua.

A região é a quarta maior do país em área e população. Sua área é de 25.000km² e sua população é de mais de 420.000 habitantes.

O nome da região veio do rio Waikato e é uma palavra maori que significa "água fluindo (wai = "água" e kato = "a atração do rio atual no mar").

Os habitantes de Waikato se autodenominam Mooloo. Podendo ser tanto para eles, como para sua região. Isso deve-se ao time de rugby da região, que recebeu esse apelido.

Em Waikato, começamos pela cidade de Huntly. Como sempre, muito verde e muitas fazendas.

Huntly, que em Māori é Rahui-Pōkeka, possui uma população de - aproximadamente - 7.870 habitantes. Está a 95km ao sul de Auckland e 32km ao norte de Hamilton.

O nome Huntly foi adotado na década de 1870 quando o serviço dos correios local usou um antigo selo "Huntley Lodge" (na Escócia) para carimbar o correio do estabelecimento europeu inicial. Mais tarde o "Lodge" foi retirado e junto com o 'e' adicional.

Em 1877, a linha de ferro vindo de Auckland chega até Huntly e a a Estação Ferroviária Huntly foi aberta.


É na cidade de Huntly que também encontramos a maior estação de energia térmica da Nova Zelândia - a Huntly Power Station. Quem administra é a Genesis Energy Limited (empresa de capital aberto, onde - atualmente - o governo possui 51% deste capital). Ela é capaz de fornecer mais de 31% das necessidades atuais de eletricidade do país.

Uma das pontes que passa sobre o rio Waikato é a Ponte de Tainui. Ela possui 7 arcos e servia apenas para a linha férrea até 1915, quando em 1959 foi aberta para o tráfego rodoviário.

Em 2005, ela foi reforçada pois era necessário o transporte das turbinas de 500 toneladas para a Huntly Power Station.

Em breve, mais sobre a Região de Waikato e suas belezas.
Ka kite anō!

Comentários