Meu amigo: o Kiwi


Algumas pessoas me perguntam o porque dessa minha frase: "uma nordestina na terra dos Kiwis" - vou explicar e aproveito pra apresentar uma figurinha fascinante: O KIWI.

Pra começar, é uma frase de duplo sentido. Pois as pessoas da Nova Zelândia também chamam a si mesmas de kiwis.

Mas KIWI realmente é um animalzinho muito peculiar e é uma exclusividade da Nova Zelândia. Por isso que é um dos símbolos do país.

Esse bichinho não voa, tem hábitos noturnos e vive em buracos cavados no solo. Ele é um "primo" distante da ema e da avestruz (bem conhecidas entre os brasileiros). De acordo com uma análise da sua cadeia de DNA eles são os parentes próximos do pássaro-elefante de Madagascar, que já foi um dia, o maior pássaro do mundo.

Existem 5 tipos de kiwi (2 em possível perigo de extinção, 1 em perigo e 1 em perigo crítico de extinção). Alguns deles tem características bem interessantes.

O Roroa - que é o maior deles - tem cerca de 45cm e pesa - no máximo - 3,3 kg. A fêmea põe apenas um ovo e divide com seu companheiro a função de chocar. Hoje, a população é de mais ou menos 20.000 indivíduos que se espalham pelas zonas de montanhas.

Temos o menor de todos e que, por causa dos predadores - que tem aumentado a cada dia, encontra-se em perigo de extinção. É o Apteryx Owenii. Com cerca de 25cm, este pequenino é diferente do seu "meio-irmão", pois o ovo é incubado pelo macho e a fêmea pesa apenas 2kg. Acho que ela abriu mão de chocar pra manter o corpinho em forma.


Recentemente foi descoberta uma nova espécie de kiwi, que é o Rowi, também conhecido como Okarito, é um tipo estranho para os padrões e conta com uma população de cerca de 300 casais.

Casais sim. Porque esses bichinhos são monogâmicos e depois de se "conhecerem" e passar a estação do acasalamento, o casal fica no ninho, chocando o ovo. um fazendo companhia ao outro.

Quando eu digo que esse "povo" pequeno tem complexo de grandeza, o kiwi é mestre nisso. Porque além de ter o título de ave que põe o maior (proporcionalmente ao seu tamanho, claro) ovo (este é 5x maior que o ovo da galinha), ainda tem mais dois: maior período de incubação entre as aves (80 dias) e proporcionalmente de novo, o ovo mais pesado, com aproximadamente 1Kg.

A sua origem é desconhecida e vale lembrar (como mencionei em outra postagem), antes dos humanos (por volta de 1300), não haviam mamíferos nessa ilha (apenas 3 espécies de morcegos). A fauna da ilha era composta apenas por aves e répteis. O kiwi é um excelente corredor - como seus "primos" - e ótimo nadador.

Atualmente o país tem feito grandes campanhas contra o desmatamento desenfreado para evitar a extinção dessas e de outras aves. Nova Zelândia conta com áreas de floresta muito bem protegidas dentro de reservas e parques nacionais. Porém, maior ameça à sua sobrevivência são os mamíferos invasivos predadores.

http://meg.org.nz/events/save-kiwi-week/

Espero que tenham gostado do meu novo amigo e que se possível ajudem a preservar as espécies em extinção da sua terra.

Ka kite anō (até logo em Maori)

Comentários

Postar um comentário