São João Kiwi?


Algumas celebrações aqui fazem com que o povo crie artifícios para que possam aproveitar mais ainda o momento. E por falar em "artifícios", o assunto hoje é repleto de curiosidades. Apresento-lhes "os fogos de artifício" aqui na terra dos Kiwis.

O país é totalmente laico. Muito diferente do que vemos no Brasil, a Nova Zelândia não tem religião do estado ou igreja estabelecida. Embora o anglicanismo já tenha sido obrigatório pelo monarca da Nova Zelândia, foi no Tratado de Waitangi, que a liberdade de religião foi protegida e até hoje mantida.

Mas, como viemos de um país cheio de tradições e festas religiosas, não tinha como não fazer alusões às nossas raízes. E foi aí que conhecemos o "Guy Fawkes Day" - que é comemorado todo ano no dia 5 de Novembro.

E qual a referência ao nosso São João? É porque é o único período do ano em que é permitido vender fogos na Nova Zelândia. É... Isso mesmo.

Esta tradição tem mais de 400 anos e originou-se devido ao ocorrido em 5 de novembro de 1605, quando Guy Fawkes e 11 outros homens planejaram explodir o Parlamento Britânico e foram pegos antes de poderem acender os barris de pólvora.

Esse evento é conhecido - na Inglaterra - como "a Conspiração da Pólvora" e desde esse dia, tem celebrações com fogos de artifício, pólvora e fogueiras, juntamente com uma leitura no Parlamento Britânico.

Porém, na Nova Zelândia, há muito pouco foco no motivo da celebração. É simplesmente uma boa ocasião para estar junto com amigos e familiares e começar as diversões de verão. 

E é aí que entra a vantagem de se aproveitar esse período. Aqui, as festividades duram 3 dias (de 2 a 5 de novembro) e é apenas durante esses dias que é permitido vender e soltar fogos publicamente em toda a Nova Zelândia.

As regras são rigorosamente seguidas e fiscalizadas (essa é a diferença). Você deve ter 18 anos ou mais e ter uma ID válida para comprar fogos de artifício (igual à compra de bebida alcoólica). 

Há também regras sobre quais tipos de fogos de artifício são vendidos e - é quase certo - que você não vai achar "todos" os mesmos que tem no Brasil.

Quanto a soltar fogos, a coisa é mais levada para o bom senso do que propriamente dito ao "cumprimento de leis".

Não existem regras ou leis sobre quando - durante o ano - você pode soltar os fogos de artifício, porém, existem algumas normas sobre onde. Muitos conselhos locais (espécie de prefeitura) tem leis que impedem as pessoas de soltá-los em locais públicos (como parques ou praias) fora de datas específicas.

É aconselhável soltá-los apenas em sua propriedade, longe de qualquer coisa que possa incomodar os outros.

Você também deve mostrar respeito aos seus vizinhos, especialmente aqueles com crianças pequenas ou animais de estimação. Isso é facilmente resolvido se a pessoa soltá-los afastado e após às 22h30 (vale lembrar que o sol se põe às 20h, de modo que deixa muito tempo para se divertir).

Os conselhos locais pedem que se você estiver usando fogos de artifício para uma celebração ou festival cultural, informe seus vizinhos. A maioria das pessoas não espera ouvir fogos de artifício em outras épocas do ano. E sim! Os Neozelandeses fazem isso.

Existem muitas propagandas convidando as pessoas à aproveitarem a celebração desse dia em locais públicos. Pois, assim, torna-se mais seguro a soltura dos mesmo, além de mais espetacular. 

A maioria das cidades tem exibições gratuitas promovidas por conselhos, escolas ou empresas. Estes são realizados na noite de Guy Fawkes ou durante o fim de semana antes ou depois.

Exibições públicas têm fogos de artifício maiores e mais emocionantes do que uma pessoa "normal" é permitida comprar e é uma ótima noite para famílias.

CURIOSIDADE 1:

A imagem de Guy Fawkes tornou-se um símbolo de rebelião e até anarquia devido ao fato dele (e seus parceiros) ter tido a ousadia de tentar algo contra um dos maiores poderes (se não o maior) da época.

Para quem assistiu o filme ou leu o gibi "V de Vingança", saiba que possui grande influências da "Conspiração da Pólvora". A máscara utilizada no filme e no gibi (e que hoje se tornou símbolo de protesto e revolução) foi inspirada no rosto de Guy Fawkes. O próprio enredo da história tenta promover uma revolução na Inglaterra fictícia, tendo também a explosão do parlamento inglês como objetivo para concretizar, de certa forma, os planos da conspiração.

Encontra-se influência em outros lugares bem conhecidos hoje em dia, como em pelo menos dois dos livros da saga Harry Potter (Pedra Filosofal e Câmara Secreta).

Para quem quer ir mais longe, ainda encontra-se referências em mangás (One Piece) e jogos de video game (Fallout 3).

CURIOSIDADE 2: 
Segundo contam, São João também foi preso por conspiração, pois seria um dos líderes de uma revolução. O que não deixa de ser verdade, né? :D

Espero que tenham gostado... E vem mais poraí.
Ka kite anō!

Comentários